Quem Somos

Awesome Image

O Centro Cultural Araçá é uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, idealizado por um grupo de universitários dos cursos de Pedagogia  e Ciências Biológicas do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em 1994, com objetivo de contribuir para a formação cidadã de crianças, adolescentes e jovens da cidade de São Mateus/ES.

Inicialmente, o propósito era desenvolver um projeto de estágio de conclusão de curso a ser realizado com meninos e meninas que viviam nas ruas, fora dos muros das Instituições regulares de ensino, consistia em ensinar conceitos a partir da visão do lúdico e do brinquedo, sendo o caminho para o conhecimento. Primeiro, trabalhando na rua onde eram encontradas as crianças, depois num galpão cedido pela Diocese de São Mateus, após na Casa Abrigo do Conselho Tutelar e depois no antigo Lar dos Velhinhos.

Em 1997 a Instituição passou a ter sede própria, construída com recursos doados por parceiros e benfeitores. Na área foram erguidos quatro prédios, em que funcionam salas de informática, produção audiovisual, biblioteca, música, teatro, dança, administração, refeitório, cozinha. Também existem mais três galpões para o funcionamento das oficinas de arte e brinquedoteca. Num terreno cedido em comodato, foi implantada uma agrofloresta. A organização já beneficiou um número aproximado de 10 mil pessoas por meio das ações sócio-culturais que desenvolve para a cidadania.

 

MISSÃO
Promover a inclusão social de crianças, adolescentes e jovens através de ações sócio-educativas, favorecendo seu desenvolvimento físico, intelectual, psico-social e educacional, além de ajudá-los a integrar-se produtivamente na sociedade.

 

VISÃO
Atuar positivamente para mudar destinos e vidas, por meio do fomento do conhecimento, experiências transformadoras com base na promoção da dignidade humana.

 VALORES

- Inclusão social.
- Inclusão educacional.
- Difusão das linguagens artísticas.
- Transparência e Ética.

DIRETORIA 2022-2024

Presidente: Marilena Cordeiro Fernandes de Jesus

Tesoureiro: Eduardo da Conceição Silva

Secretária: Selma Motta de Oliveira

CONSELHO FISCAL

Elias Carolino da Silva Filho

Manoel Teodoro Araújo Júnior

Paulo de Oliveira Moreira

CONSELHO ADMINISTRATIVO

Edercival Mesquita

Terezinha Freitas da Silva Loss

Maria da Penha Rocha Santos