Carregando...

 

 

NOTÍCIAS

 

07.12.2017

ARAÇÁ É TEMA DE TRABALHO ACADÊMICO

A história e o desenvolvimento de ações sócio culturais e a relevância do Araçá para a sociedade mateense e na vida das crianças, adolescentes e jovens atendidos.

As atividades sociais e culturais desenvolvidas há 23 anos pelo Centro Cultural Araçá na cidade de São Mateus ficou evidenciado no trabalho de conclusão de curso com o título “A Relevância do Centro Cultural Araçá como potencializador na realidade de crianças e adolescentes na cidade de São Mateus – ES”. O trabalho desenvolvido pelos acadêmicos: Francisllayne Pereira dos Santos, Jackson Gomes Moraes e Sindy Lorrana Rocha de Moraes do curso de Educação Física da Faculdade Vale do Cricaré com orientação do professor Mestre Romário Guimarães.

Para a realização da pesquisa os acadêmicos vivenciaram a rotina de atividades culturais do Araçá, acompanhando as oficinas culturais, a preparação para o Encontro Literário - Sarau das Letras, além de realizarem entrevistas com os ex-alunos que hoje são voluntários na Instituição.

O resultado final foi uma análise sobre relevância que tem o Araçá para a sociedade mateense e na vida das crianças, adolescentes e jovens atendidos na instituição e as atividades oferecidas que abrangem as artes, a cultura e o movimento corporal.

O Centro Cultural Araçá é uma Organização da Sociedade Civil que promove atividades de importância pública e social, no município de São Mateus, tem por objetivo dar apoio a crianças, adolescentes e jovens em situação de risco pessoal e vulnerabilidade social através de programas assistenciais, preventivos e de promoção humana, que se executarão mediante ações formativas com base na solidariedade e filantropia, sem distinção de raça, credo, orientação política, sexual ou filosófica.

 

Impressões:

“O que mais me surpreendeu foi a forma com que as crianças e os jovens aqui conseguem assimilar a questão da cultura, pois dentro da escola não ocorre isso, nós viemos aqui pra dentro do Araçá e ficamos surpresos de como vocês respiram cultura, como conseguem assimilar a questão da poesia, as danças afro e na escola quando tem esses trabalhos é tudo muito superficial e aqui nós vimos algo bem mais preparado, elaborado em questão do respeito, quando a gente vê esses essas manifestações dentro das escolas a gente vê meio que aquele receio dos alunos, a brincadeira de um ficar rindo do outro e aqui não acontece, aqui eles fazem juntos e entendem a cultura como deve ser”. Jackson Gomes Moraes

 

“Eu até me surpreendi porque até então eu não conhecia a história do Araçá, não sabia que tinha saído de um projeto de TCC e depois que eu conheci achei muito interessante essa história e a gente poder fazer um TCC sobre o Centro Cultural Araçá que também surgiu de um TCC achei bem bacana”. Francisllayne Pereira dos Santos.

 

   

PARCEIROS

  • Som drio
  • sec de educacao

 

"Criando a sua empresa na internet"