Carregando...

 

 

NOTÍCIAS

 

23.06.2017

ARAÇÁ NA LUTA PELA SOBREVIVÊNCIA DIANTE DA PIOR CRISE FINANCEIRA DE SUA HISTÓRIA

Mesmo com situação delicada a instituição mantém o atendimento e busca se reinventar com novas alternativas e fazendo cortes.


Com mais de 20 anos de atuação no município de São Mateus-ES o Centro Cultural Araçá têm buscado formas de sobreviver a pior crise financeira de sua história sem interromper os serviços prestados a comunidade mateense. Sem recursos, convênios e repasse do setor público, cortes de atividades, profissionais, alimentação e a diminuição no número de crianças atendidas são fatores que estão comprometendo a continuidade dos trabalhos neste ano de 2017.

Para a captação de recursos financeiros e manter as atividades o Centro Cultural Araçá tem promovido eventos beneficentes graças a generosas doações feitas por empresas e amigos que contribuem para a realização de festival de sorvete, jantar beneficente, ação entre amigos e rifas. Um dos principais fatores dessa situação se dá a mudança na legislação federal, a criação do Marco regulatório das organizações da sociedade civil, que fomenta normas de parceria com o Estado.  

Em tantos anos de existência a instituição beneficiou mais de 5 mil pessoas por meio dos projetos que desenvolve na área social e cultural, na promoção da cidadania de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. Promovendo além de uma atitude assistencial e imediatista, oferece oportunidades para o futuro. Trabalho que dá certo e apresenta bons resultado como a formação de profissionais dos mais diversos ramos, incentivo e encaminhamento ao ensino técnico, superior e a inserção produtiva na sociedade.

O Araçá é uma Organização de Sociedade Civil, ONG - Organização Não Governamental- sem fins lucrativos - idealizada por universitários dos cursos de Pedagogia e Biologia da CEUNES / UFES em 1994. Oferece no contraturno escolar atividades em diferentes modalidades intelectuais, artísticas, culturais permitindo que os seus educandos crianças, adolescentes e jovens tenham acesso a atividades culturais e recreativas de qualidade. Desenvolvendo Projetos de Educação e Proteção Social, tendo como eixo a arte e cultura. Atualmente a instituição tem a coordenação das sócias fundadoras Maria da Penha e Marilena Fernandes.


Por Adriano Barbosa

 

 

   

PARCEIROS

  • Som drio
  • sec de educacao

 

"Criando a sua empresa na internet"